.....................................................................Escritor clandestino é quem navega neste mar literário
...................................................................................sem se preocupar com o itinerário.

.......................................................................................A.J. Cardiais

Clube de Autores - 2014

Clube de Autores é considerado iniciativa empreendedora mais inovadora do mundo em Londres

09 abril 2014

Ontem foi uma noite no mínimo especial e memorável. Depois de 4 anos, de repente, me vi sentado ao lado de empreendedores incríveis dos quatro cantos do mundo – países como Rússia, Emirados Árabes, Colômbia, África do Sul, China e Espanha. Todos havíamos sido selecionados pelo Conselho Britânico como finalistas de uma lista imensa de empreendedores inovadores no mercado editorial.

Na manhã de ontem fizemos uma apresentação curta sobre nossa trajetória e nossa visão de futuro para um corpo de jurados incrível – e também vindo dos quatro cantos do planeta, da Índia à Argentina.

Apenas estar presente no evento, um dos destaques da Feira do Livro de Londres, já era uma honra: afinal, acabamos aprendendo MUITO sobre tendências e pegando ideias fundamentais para o futuro do próprio Clube.

Mas, de repente, o meu nome acabou sendo chamado ao palco: por conta do Clube de Autores, eu havia sido escolhido como empreendedor mais inovador do mundo no mercado editorial.

Me sinto até constrangido com isso, devo confessar. Afinal, o justo mesmo seria ter todos – dos autores à incrível equipe de desenvolvimento – subindo ao palco. Mas acho que parte do meu papel acabou sendo de representar a todos e, ao mesmo tempo, de explodir de orgulho ao ver que, aos olhos de alguns dos maiores nomes da literatura mundial, nós estamos não apenas seguindo, mas definindo o caminho. Aliás, de acordo com os jurados – como podem ver no vídeo abaixo (desde que perdoem a qualidade da gravação), o Clube e a nossa próxima iniciativa, o Pensática, foram definidos em uma só palavra: “genial”.

Esse é o primeiro relato pessoal que faço aqui no blog desde que começamos, em 2009. Mas queria deixar isso registrado aqui – um prêmio desses, conquistado em meio a uma concorrência tão forte e em uma das mais prestigiosas feiras literárias do planeta, precisa ser comemorado.

Por fim, queria estender os parabéns a quem realmente merece: a equipe do Clube e, principalmente, os autores que fazem daqui a sua casa. Uma coisa posso prometer: continuaremos batalhando com todas as forças para melhorar sempre e ajudar a literatura independente a ter o espaço que ela realmente merece!

Ricardo Almeida

.